, , ,

Opinião Suspense: "O Adulto" de Gillian Flynn

abril 18, 2018 Inês Santos 0 Comments


ONDE ESTÁ O FINAL?

O Adulto foi um dos ebooks mais curtos que já li este ano, aliás porque é apenas um conto. Nunca tinha lido nada de Gillian Flynn, mas estava na esperança que este conto me despertasse a curiosidade. Tudo estava correr bem até chegar ao final.

A autora de facto consegui delinear um bom enredo, cheio de curvas e contra-curvas, apenas com alguns personagens e todos eles cheios de surpresas. Num momento estamos a ler e a acreditar numa coisa, no outro momento outro personagem confessa ou diz algo que nos faz querer apagar os últimos pensamentos.

As primeiras cenas são bastantes cruas e descritivas, o que me cativou imenso, porque não é todos os dias que lemos algo assim, tão real e irónico. A personagem principal, Susan, é bastante castiça, demasiado jovem para aquelas vidas, mas que de qualquer forma tem um intelecto bastante avançado e desenvolvido para a idade. É interessante ver como ela vai lidar, a par connosco, com todas as controvérsias e acontecimentos. Ela vai acreditar tanto como nós e ser surpreendida constantemente.

O que estragou tudo foi mesmo o final, ou o não final, que foi um enorme "balde de água fria". Num momento estamos ali a ser enrolados e presos à história, no outro termina a página e não há mais que aquilo! Mas que final é aquele?! Pessoalmente não acreditei em nenhuma das últimas revelações e por isso estava à espera de mais desenvolvimentos que me surpreendessem. Assim, terminou a história e o meu entusiasmo foi interrompido tão bruscamente que ficou apenas um sabor amargo na boca. Definitivamente não fiquei satisfeita com tal acontecimento e por isso tão cedo não vou pegar num livro da autora com medo que num livro com o triplo das páginas aconteça o mesmo.

A meu ver, um bom final é o mais importante num livro porque ou estraga tudo ou salva toda a leitura.
Uma jovem ganha a vida praticando pequenas fraudes. Seu principal talento é a capacidade de dizer às pessoas exactamente o que elas querem ouvir, e sua mais recente ocupação consiste em se passar por vidente, oferecendo o serviço de leitura de aura para donas de casa ricas e tristes.
Certo dia, ela atende Susan Burkes, que se mudou há pouco tempo para a cidade com o marido, o filho pequeno e o enteado adolescente. Experiente observadora do comportamento humano, a falsa sensitiva logo enxerga em Susan uma mulher desesperada por injectar um pouco de emoção em sua vida monótona e planeia tirar vantagem da situação.
No entanto, quando visita a impressionante mansão dos Burke, que Susan acredita ser a causa de seus problemas, e se depara com acontecimentos aterrorizantes, a jovem se convence de que há algo tenebroso à espreita. Agora, ela precisa descobrir onde o mal se esconde, e como escapar dele. Se é que há alguma chance.

0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!