, , , ,

Opinião Sobrenatural: "Caraval" de Stephanie Garber

março 07, 2018 Inês Santos 1 Comments


QUERO JOGAR ESTE JOGO

http://www.docesletras.com.br/2017/04/resenha-caraval-stephanie-garber-novo.html
Caraval, publicado em Portugal pela Editorial Presença, é um livro em que a palavra chave é MAGIA. Esta vai estar presente na maior parte das páginas e Stephanie Garber soube sem dúvida descrevê-la da melhor maneira. Soube também descrever e muito bem os cenários, as personagens, os seus sentimentos, medos e segredos. Estou fã!
Aqui podemos conhecer duas irmãs, completamente distintas uma da outra, mas que se amam incondicionalmente. Caraval poderá salvá-las, mas primeiro terão que passar por muitas provas e arriscar o máximo dos máximos! O que nós não sabemos é as ajudas e desajudas que estas duas personagens vão encontrar neste caminho tão tortuoso cheio de magia branca e negra, mas também cheia da própria escuridão característica da humanidade. Aliás, acho mesmo que a magia deste livro é mera estética, porque tudo o que elas vão passar não passa da realidade do Homem.
Gostei muito de Scarlett que é a representação da bondade, perdão, amor, amizade, confiança, etc... podia continuar aqui com tudo de bom o que ela representa. É a típica personagem que é bela mas que nem é convencida nem egocêntrica, sempre sem chegar ao ponto de ser enfadonha ou repetitiva. Scarlett vai sofrer muito, principalmente dos sustos que Lenda lhe vai proporcionar, mas ela aproveita o bom de tudo e nunca pára de avançar por trilhos tão escuros - principalmente porque Caraval apenas se passa à noite.
Tella, a sua irmã, conquistou-me também pela sua autenticidade e coragem. Apesar de não parecer, ela também ama a sua irmã e nós vamos ter muitas provas de que é assim. A maior parte do livro Stephanie quer-nos fazer acreditar que ela é uma "cabecinha oca", que só pensa nela e em aventura ou fuga, mas Donatella tem muito mais que se diga apesar de termos poucos vislumbres disso.
Temos personagens secundárias como o duque, Lenda ou até o pai das personagens principais que vão representar a maldade em várias formas. Aqui não chegava só um vilão, a autora teve que arranjar três. Eles vão contribuir e muito para os obstáculos que Scarlett vai ter que ultrapassar e assim causar-nos muitas palpitações. A força com que agarrei o telemóvel (onde li o ebook) era tanta que temi parti-lo, já para não falar de um capítulo inteiro que só me deu vontade de chorar! As páginas foram terríveis (no bom sentido)!
Claro que não podia deixar de lado Dante e Julian, que fizeram o gosto à imaginação.
Por várias vezes apostei em vários tipos de romance, mas rapidamente percebemos quem vai ser o sortudo. Não que isto seja um trio amoroso.
Julian ainda me faz suspirar quando me recordo dele. É um personagem óptimo que me conquistou com as suas atitudes, com as suas palavras, de forma bem viciante talvez porque no inicio não gostei assim tanto dele. Acaba por estar quase tão presente como Scarlett, mas como ele próprio tem segredos e é tão misterioso acabamos por não nos importar, já que assim temos um suspense muito mais heterogéneo; além disso queremos conhecer cada vez mais o que este marinheiro, que surgiu de forma tão subtil, nos tem para mostrar. Penso que este rapaz misterioso acabou por ser perfeito para Scarlett e mais uma vez o badboy foi conquistado e mudado pela donzela doce e inocente. Mas apesar deste romance, que é um dos meus ingredientes preferidos, o livro é sobre outro amor: o das irmãs. A ligação entre elas é enorme, principalmente pelo que nos é mostrado no inicio do livro. Aliás, acho que estes dois ingredientes acabam por estar em porções iguais.
A forma como li este livro foi quase como se estivesse a assistir a um jogo, em que Scarlett é a minha personagem e assim vou assistindo enquanto ela anda, corre, salta, ri, chora, etc. Acompanhei-a como uma sombra e consegui sentir a tristeza, o medo, o alívio e até o amor que ela sentiu. Comemorei quando ela passava cada prova também. Foi por isto mesmo que dei a classificação máxima e adorei este livro, porque as descrições são incríveis e puxam-nos para este mundo de ilhas e de circos que não são circos mas sim jogos e provas, em que compras um vestido com cinco mentiras ou até com dois dias da tua vida. Um mundo magnífico que estou ansiosa para conhecer ainda mais quando tiver acesso ao segundo volume.
O final de Caraval foi bastante surpreendente e é assim que ele nos lança o isco para continuarmos a suspirar pela continuação. O último capítulo deixa-nos umas pistas que estou ansiosa por seguir. Sendo uma duologia, posso adivinhar que o segundo será sobre Tella, a mãe desaparecida e espero que Dante - este personagem é demasiado bom para ser desperdiçado!


Scarlett Dragna nunca saiu da pequena ilha onde ela e a irmã, Tella, vivem sob a vigilância do seu poderoso e cruel pai. Scarlett sempre teve o desejo de assistir aos jogos anuais de Caraval. Caraval é magia, mistério, aventura. E, tanto para Scarlett como para Tella, representa uma forma de fugirem de casa do pai. Quando surge o convite para assistir aos jogos, parece que o desejo de Scarlett se torna realidade. No entanto, assim que chegam a Caraval, nada acontece como esperavam. Legend, o Mestre de Caraval, sequestra Tella, e Scarlett vê-se obrigada a entrar num perigoso jogo de amor, sonhos, meias-verdades e magia, em que nada é o que parece. Realidade ou não, ela dispõe apenas de cinco noites para decifrar todas as pistas que conduzem até à irmã, ou Tella desaparecerá para sempre...

1 comentário:

  1. Estes livros são incríveis, ainda só li o Carnaval e o Lendário. E entre um e o outro gostei muito mais do Lendário e estou em pulgas para ler o Finale! A Tella é uma personagem muito mais interessante e fora da caixa. Já não lia uma fantasia assim há algum tempo! 🥰

    ResponderEliminar

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!