, , , ,

Opinião Contemporânea/Suspense: "Louca" de Chloé Esposito

março 09, 2018 Inês Santos 0 Comments


CÚMULO DO EUFEMISMO

Um dos livros mais esperados destes primeiros meses do ano foi Louca. Li-o em ebook, mas acabou por ser daqueles livros que pensamos duas vezes em comprá-lo e guardá-lo, porque de facto este livro é memorável.

Podem achar estranho o que digo por apenas ter dado três estrelas, mas de facto o livro é hilariante, já para não falar noutros aspectos e fazem-nos sorrir quando pensamos nele posteriormente. Apenas dei esta classificação porque apesar de ser animado, cheio de reviravoltas, não é um livro magnífico ou profundo. É uma obra perfeita para lermos num fim-de-semana, na praia e que nos põe muito bem dispostas.

Alvie é uma personagem e pêras, posso até dizer que é a minha preferida até agora. É engraçadíssima, sempre com a resposta na ponta da língua, que tem uma estrelinha a guiá-la por vales e montes e que consegue sempre tirá-la das maiores trapalhadas. O bom desta leitura é acharmos sempre que é desta que ela se vai lixar, mas Chloé Esposito consegue sempre arranjar formas surpreendentes de ultrapassar qualquer obstáculo, por mais maluco. Ri-me imenso, sempre a achar tudo o mais rebuscado e inacreditável. Uma leitura de boca aberta, de estupefacção.

Beth também me surpreendeu, mas muito menos que Alvie. Apesar de tudo o que esta última faz, senti imensa empatia, porque de facto é uma alma penada com muito azar, mas também com muita sorte. E mesmo não concordando com as suas decisões ou atitudes, acabamos por perdoá-la de tudo porque no fundo ela fez-nos uma coisa boa: fazer-nos rir às gargalhadas.

A capa original representa muito melhor o que acontece no livro, até a própria personagem principal pode ser descrita pela imagem, apesar da portuguesa também ter um pormenor muito fiel.

Curiosamente Louca é um thriller, mas é aqui que ele prima pela originalidade, já que tem tensão, crime, mistério, mortes, mas tem acima de tudo muita comédia, sexo explícito, cenários maravilhosos e personagens muito diferentes ao que estamos habituadas. Ainda mais engraçado é ler a nossa expressão de surpresa face a algumas cenas expressas no rosto de alguns personagens. É de rir ainda mais.

A cena do quadro foi a melhor! Não vou poder dizer mais porque não quero adiantar nada, mas queria que ficasse aqui registado. Ainda me riu só de lembrar quando ela descobriu a verdade! Ahahahah Impagável.

Aqui podem contar com um final não definitivo, já que apesar da autora nos dar a resolução de muita cena, a história de Alvie não acaba aqui - o que me deixa muito contente já que um livro não chega para esta personagem; e acredito que o próximo vai ser atribulado como este e viciar-nos tanto da mesma forma. Estou curiosíssima com o que Chloé Esposito nos reservou.


Louca é um thriller passado em Londres e na Sicília, no espaço de uma violenta semana de verão, e que explora os temas do ciúme e do engano, do crime e da inveja. Uma gémea não só se apodera da vida perfeita da irmã, como se dispõe a continuar a vivê-la. Alvie Knightly está muito em baixo: sem objectivos na vida e a beber demais. A sua vida é ainda pior se comparada com a de Beth, a sua irmã gémea e perfeita. Beth casou-se com um italiano lindo e rico, tem um bebé maravilhoso e sempre foi a preferida da mãe. Há muito tempo que a única coisa que as gémeas têm em comum é a aparência. Quando Beth envia um bilhete de avião à irmã para que a visite em Itália, Alvie mostra alguma relutância. Mas quando é despedida do emprego que detesta e os companheiros de casa a põem na rua, começa a mudar de ideias e a pensar na luxuosa villa de Taormina. Beth pede à irmã que troque de identidade com ela durante umas horas, para poder escapar à atenção do marido. Alvie agarra com unhas e dentes a oportunidade de viver a vida da irmã, ainda que temporariamente. Porém, quando a noite acaba com Beth morta no fundo da piscina, Alvie dá-se conta de que aquela é a sua oportunidade de mudar de vida. E, afinal, o que escondia Beth do marido? E porque é que a convidou para ir a Itália? Alvie vai descobrindo segredos e mentiras à medida que mergulha mais fundo na vida da irmã morta. E terá de fazer de tudo para conseguir suportar as suas próprias mentiras.

0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!