, , , , ,

Opinião Contemporânea/Suspense: "Boneca de Trapos" de Daniel Cole

março 08, 2018 Inês Santos 0 Comments


6 VÍTIMAS + 1 LISTA = 1001 QUEBRA-CABEÇAS

Boneco de Pano (Ragdoll), publicado em Portugal pela Suma de Letras como o nome Boneca de Trapos, foi a minha escolha para a décima quinta leitura do ano. Já tinha o ebook há algum tempo, mas depois de tanta publicidade decidi pegar nele e satisfazer a minha curiosidade. Devo confessar que comecei a medo, apesar da tão boa introdução, já que a minha última experiência com um livro da editora Suma tinha-me decepcionado bastante (opinião Reino de Feras), mas, felizmente, este thriller de Daniel Cole foi algo que apesar de demorado de ler (não por culpa dele) acabou por ser bastante viciante. 
Personagens como Wolf e Emily vão contribuir para nos dificultar para esse vício visto que são personagens tão complexas e com tanto mistério e fantasmas quanto o assassino. Apesar de não haver romance, há muita promessa dele e chega perfeitamente para dar aquele puxãozinho ao ao nosso coração romântico. É graças a livros como estes que cada vez mais gosto deste género e o prefiro a outros.
Gostei bastante do ambiente da esquadra e de conhecer cada um dos seus elementos. A certa altura encontrava-me a querer conhecê-los ainda mais sempre com a esperança de conseguir mais uma pista para a resolução do crime. As minhas partes preferidas foi a descoberta a pouco e pouco de quem eram os pedaços dos corpos das seis vítimas, tal como a morte da lista negra...
Quando finalmente se descobre o assassino o interesse baixou um pouco visto que já temos o que tanto ansiávamos e ainda por cima não era bem o que esperava. SPOILER Estava à espera de alguém conhecido, o que não foi o que aconteceu. Assim pareceu-me uma solução fácil em que o autor pode ter criado apenas no final.
De qualquer forma não tiro o mérito ao labirinto que aqui nos é apresentado, graças às pistas e ao grande número de mortes e vítimas. As descrições são óptimas, mas mesmo bastante visuais não houve nenhuma que me tenha chocado propriamente - claro que este facto não anula o entusiasmo em as ler.
O envolvimento de Wolf e de Emily com algumas vítimas também foi bastante interessante, já que tornou tudo muito mais humano.
A personagem de Simmons foi um óptimo acrescento a esta obra! Achei-o a certa altura bastante arrogante, mas depois acabei por até gostar dele, principalmente pelo que ele sofre dentro e fora da esquadra. O seu final, por sua vez, não foi inesperado, já que ficamos a conhecê-lo bastante bem e percebemos os seus valores e por isso qual os caminhos que ele seguirá.
Adorei Joel. Apesar poucos capítulos, os poucos flashbacks que surgem do Hospital St. Ann's para mim simbolizaram uma história paralela, em que conhecemos Joel e outro Wolf. Achei a primeira personagem bastante rica em termos de fantasmas e passado, tanto como Wolf mas de forma um pouco mais louca e por isso mais cativante. Cheguei a ansiar por esses capítulos várias vezes.
Em relação à ex-mulher de Wolf e até à penúltima vítima não senti tão grande ligação. Achei sim que quase faziam um pouco parte do cenário, cativando apenas com a sua beleza, e no caso de Andrea com o passado em comum com Wolf que nos é dado em pequenas migalhas. A sua situação profissional também contribuiu para a tornar um pouco mais interessante, mas na minha opinião, o chefe acaba por ficar com todo o protagonismo e tornar esses capítulos apenas irritante (emoção forte e bem conseguida pelo autor).
A história base, resumindo, não é muito original, mas não deixa de nos viciar já que a procura das pistas e a sua resolução são acompanhadas com muita acção, muitas acontecimentos espontâneos que nos surpreendem pela rapidez com que surgem e pela carga emocional que transportam. A ligação ou empatia que sentimos pelo personagem principal vai aumentando exponencialmente e acabamos por ver tudo pelos nossos olhos, mesmo quando as coisas acontecem de forma contrária ao que estávamos à espera.
Boneco de Pano é um óptimo thriller para quem gosta de resolver crimes cheios de variáveis e personagens. Com descrições nada discretas dos crimes e com intervenientes cheios de pecados por se redimir.
William Fawkes, um controverso detective conhecido por «Wolf», acabou de ser reintegrado no seu posto após ter sido suspenso por agressão a um suspeito. Ainda sob avaliação psicológica, Fawkes regressa ao activo, ansioso por um caso importante. se encontra com a sua antiga colega e amiga, a inspectora Emily Baxter, num local de crime, tem a certeza de que é aquele o grande caso: o corpo que encontram é formado pelos membros de seis vítimas, suturados de modo a formar uma marioneta, que ficou conhecida como «Boneca de Trapos». Fawkes é incumbido de identificar as seis vítimas, mas tudo se complica quando a sua ex-mulher, que é repórter, recebe uma carta anónima com fotografias do local do crime, acompanhada de uma lista na qual constam os nomes de seis pessoas e as datas em que o homicida tenciona assassiná-las. O último nome da lista é o de Fawkes. A sentença de morte com data marcada desperta as memórias mais sombrias de Wolf. O detective teme que os assassinatos tenham mais a ver com ele — e com o seu passado — do que qualquer um possa imaginar.

0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!