, , , ,

Opinião Contemporânea/Young-Adult: "Se Eu Fosse Tua" de Meredith Russo

fevereiro 04, 2018 Inês Santos 0 Comments



"ÉS LINDA POR DENTRO E POR FORA"
https://www.michaelfrost.com/BOOK-COVERS/thumbs
Nada me preparava para um livro assim, definitivamente.
Acabei de ler o livro há 10 minutos e ainda não sei bem o que hei-de escrever. Sei que a sensação é óptima, que adorei o livro. Esta personagem principal, apesar de muito diferente de mim, conseguiu com que me colocasse muito facilmente no seu lugar, porque apesar de tudo o facto de ela ser rapariga está tão evidente que não há como pensar nela como rapaz.
Talvez por Meredith Russo também ser uma transsexual conseguiu transmitir tão bem e representar todo o vasto mundo de sentimentos, situações, etc que eles passam. Compreende-se mais uma vez a dificuldade de enfrentar um mundo em que o diferente só agora começa a ser aceite, mas que mesmo assim ainda há tanto preconceito!
Ao contrário de Jodi Picoult que n'O Poder das Pequenas Coisas que mostra que de ambos os lados há preconceito, aqui neste lado, pelo menos o que é representado por Amanda, não o há. É tudo unilateral. Aqui só há uma necessidade de ser aceito pelo que é, pelo que se sente, e Amanda é sem dúvida uma personagem pura, sem maldade nenhuma no coração, apenas medo... só medo.
Ao ler este livro senti-me muitíssimo aliviada por não ter que passar por nada semelhante do que os transsexuais, homossexuais, bissexuais, etc podem passar, porque a rejeição, o bullying, as falsas amizades, são algo que matam uma pessoa por dentro e por fora, e também isto podemos encontrar nesta obra.
Se Eu Fosse Tua é um livro muito amoroso, quase um young-adult igual aos outros, mas que tem uma vertente tão triste que nos aperta o coração e nos faz ter vontade de fazer o que Chloe, Layla, Anna fizeram. Estas foram personagens perfeitas. Estava à espera de mais mean girls, mas a surpresa foi muito boa, porque também elas têm segredos e apesar de serem adolescentes, Meredith Russo escreveu-as com um cérebro e um coração.

"Enquanto me preparava, passei a tarde a ensaiar aquele encontro. No duche, fingi que mal dava pela sua presença, muito serena e distante. Ao secar o cabelo, esqueci a cautela e flirtei impiedosamente com ele. Enquanto me vestia, borrifei-me para a inocência e a ingenuidade. Quando comecei a maquilhar-me não fiz mais planos, e agora que estava à minha frente percebi que nem sequer tinha que tentar." pág. 61
Claro que também temos o mau da fita e o príncipe encantado. Temos os pais de Amanda que também eles passam por um mau bocado, não só o conflito entre eles, mas também dentro deles. Este facto também foi muito bem descrito, salpicado aos poucos pelo livro, o que fez com que não fosse maçudo nem roubasse alguma importância aos temas principais da história.
O que torna tudo fácil de ler é o ambiente escolar e o facto da autora intercalar passado com presente. Sou sincera, a mim interessava-me muito mais o presente, mas o passado era necessário para sabermos o que aconteceu naqueles momentos chave e que resultaram neste presente muito mais bonito.
Por fim, queria dizer que adoro o título, adoro a capa. Depois de lermos o livro, ou até quando já o começámos, a maneira como lemos e olhamos para a capa faz toda uma diferença. É impressionante como nada do que os nossos olhos vêem é aquilo que parece, que pensamos que seja. E aqui temos um tão bom exemplo como muitos outros nestas páginas; o melhor é que lá dentro nós vemos com uns olhos completamente diferente dos nossos e a luz que ilumina tudo muda-nos a perspectiva, muda-nos a opinião, penso que posso dizer que nos muda até um pouco, não só na maneira de pensar, mas também na maneira como vamos actuar daqui para a frente. Acho mesmo que deviam haver mais livros como este e se os há então quero lê-los porque cada vez mais não podemos fechar os olhos e deixar o sofrimento, a escolha (ou ausência dela), passar-nos ao lado e ignorar-mos vidas como as destes personagens.


Só porque tens um passado, não quer dizer que não possas ter um futuro.Mudar de escola no último ano e ser a miúda nova do liceu nunca é fácil para ninguém.Amanda Hardy não é excepção: se quiser fazer amigos e sentir-se aceite, terá de baixar as defesas e deixar que os outros se aproximem.Mas como, quando guarda um segredo tão grande?

0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!