, , , , ,

Compilações: ''O Fim da Inocência - volume 1 e 2" de Francisco Salgueiro

dezembro 08, 2017 Mafi 0 Comments


Em Novembro foi mês de #lerosnossos, ou seja ler portugueses em português e como o filme destes livros também ia estrear em Novembro, decidi começar com Francisco Salgueiro.
9474610
Aos olhos do mundo, Inês é a menina perfeita. Frequenta um dos melhores colégios nos arredores de Lisboa e relaciona-se com filhos de embaixadores e presidentes de grandes empresas. Por detrás das aparências, a realidade é outra, e bem distinta. Inês e os seus amigos são consumidores regulares de drogas, participam em arriscados jogos sexuais e utilizam desregradamente a internet, transformando as suas vidas numa espiral marcada pelo descontrolo físico e emocional.
Francisco Salgueiro dá voz à história real e chocante de uma adolescente portuguesa, contada na primeira pessoa. Um aviso para os pais estarem mais atentos ao que se passa nas suas casas.


Se já viram algumas opiniões deste livro, já viram que a maioria das pessoas achou este livro forte, chocante, surpreendente e outros adjectivos semelhantes. Ora, claro que ao ler diversas opiniões assim, eu esperava algo igual, um livro que me chocasse. Pois, o problema é que isto não aconteceu.

Não sei se é por eu ser da geração retratada aqui neste livro (geração que cresceu nos anos 90) mas este livro apenas surpreendeu-me com algumas coisas que nunca tinha falado mas chocar? Não, nada. 

Este é aquele livro que provoca diferentes sentimentos em pessoas de diferentes gerações. Tenho amigas que já são mães de filhas adolescentes mas que elas próprias não são dos anos 90 e acharam este livro muito forte. Depois conheço pessoas da minha idade que não acharam o livro nada por aí além, que foi o que aconteceu comigo. Isto não quer dizer que fui praticante do que é descrito aqui nestes livros (de longe!) mas a verdade é que este livro não me mostrou nada que não conhecesse minimamente. Ainda assim, acho que o é contado aqui retrata ainda mais a geração que nasceu nos anos 2000 do que propriamente as dos anos 90.

17732838
Diário Secreto de Um Adolescente Português
Com boas notas, e a estudar num dos melhores colégios de Lisboa, Gonçalo é o filho que todos os pais gostariam de ter. Desde cedo, ele e o grupo de amigos são bombardeados com imagens sexuais em filmes, séries, videoclips, anúncios e celebridades levando a uma erotização precoce. A ausência de educação sexual por parte dos pais e colégio leva-os a investigar o extenso mundo da pornografia na internet. Em simultâneo, a sua impreparação para lidarem com as redes sociais leva-os a serem participantes e vítimas na busca vertiginosa de likes para ultrapassarem a mítica marca dos 1000 amigos. Eles apenas pensam nos desafios e nunca nas consequências. As drogas legais, o sexting, a masturbação online com estranhos, serem paparazzi da vida uns dos outros e a prostituição com mulheres mais velhas fazem parte do seu estilo de vida, onde o futuro não existe, apenas o logo à noite.
Embora seja uma duologia, os dois livros não têm ligação entre si, o segundo não é continuação do primeiro, apenas mostra outro lado e outros perigos que afligem os pais de hoje em dia: sexo, drogas, internet.

Eu gostei mais do segundo livro. No primeiro livro achei que o autor generalizou muito (parecia que todas as raparigas eram como a Inês), ou seja alguém que abusava das drogas e viciada em sexo. Já o segundo livro - talvez por ser narrado por um rapaz - não achei isso mas também digo que em ambos os livros, nunca consegui identificar-me com nenhumas das situações que eram apresentadas. Se realmente isto foi a geração dos 90, então devo ter crescido numa geração paralela porque todos os episódios que acontecem aqui, nunca os presenciei.

Gostei que o livro realmente mostrasse que não conhecemos realmente ninguém a 100% e que tentasse alertar pais e familiares para os perigos das redes sociais e esta é outra razão para achar que este livro é mais actual do que parece, porque hoje em dia há dezenas de redes sociais e plataformas enquanto que na minha adolescência, havia só meia dúzia.
É um livro que aconselho se forem pais ou tenham alguém adolescente ao vosso encargo. É capaz de abrir mentes a quem seja mais velho, pois hoje em dia existem muito mais drogas e vícios, para não falar que as escolas mudaram muito e o que interessa hoje é os likes nas redes sociais e a popularidade dos nosso perfis.

Não teve o impacto em mim que teve em outras pessoas mas mesmo assim, aconselho. Como não gostei dos livros, acabei por não ir ver o filme mas pelo que ouvi dizer, é um filme fraquinho.

0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!