, , ,

Opinião Suspense: "Ao fechar a porta" de B.A.Paris

julho 23, 2017 Mafi 2 Comments


Este é o 3º thriller psicológico que leio em 3 meses e o 3º que adoro!

É o 1º livro desta autora e que estreia! A par de "Aqueles que merecem morrer" e "O casal do lado" (curiosamente todos lançados pela Editorial Presença que tem estado imparável neste campo) também é um livro com poucas personagens e poucas páginas (fui confirmar e nenhum destes 3 livros tem 300 páginas), ou seja a leitura é imparável e sem pausas mortas.

Embora tenha adorado os outros dois livros que também são thrillers psicológicos mas com uma vertente de policial pois há alguma morte ou desaparecimento por investigar, aqui não temos nenhum desses casos. Portanto a parte psicológica não é centrada em nenhuma investigação mas sim nas personagens e até no leitor, porque este livro mexeu imenso comigo.

35497182Achei o livro um pouco forte, tendo de parar a leitura diversas vezes para respirar e assentar ideias do que estava a acontecer. Aqui temos Grace que parece ser a esposa perfeita, com os seus jantares caprichados, o jardim sempre cuidado e a casa sempre arranjada. Não trabalha e é casada com Jack que aos olhos de muitos é o marido exemplar, especialista em casos de violência doméstica, sem nunca ter perdido nenhum caso, é o sustento da casa para além de ser bonito e charmoso, conclusão são o casal perfeito e ninguém adivinha o inferno que Grace passa quando a porta da casa se fecha.

E é neste espaço que o leitor dá-se conta do tipo de pessoa é Jack e de como as aparências iludem. Este livro fez-me realmente pensar que ninguém sabe como é a vida de ninguém. Até podemos pensar que sabemos mas a verdade é que é impossível adivinhar o que se passa na casa e na vida de outras pessoas. 

Não sei o que é mais perturbador, se o Jack em si ou a situação que a Grace vive, só sei que quando pensava que o livro não podia piorar, o Jack inventa outra artimanha e faz-me ter pensamentos homicidas (é só uma personagem, mas não duvido que por este mundo fora não haja pessoas assim). 

Outra personagem importante é a Millie, a irmã da Grace que tem um papel fundamental em como a trama se desenvolve. Ah sem esquecer o George Clooney ou para os amigos "Jorg Kooney". Só quem leu vai perceber a referência.

É um livro forte, mexeu comigo não só como mulher mas também como ser humano. Um livro que nos mostra como o abuso psicológico pode ser tão mau ou pior que o físico, não aconselho se realmente forem sensíveis a estes temas ou já tenham passado por algumas destas situações.

Mais uma vez dou os parabéns à Presença não só por esta aposta mas também pelos livros citados acima, mal posso esperar para ver que mais livros veem por aí. 


Quem não conhece um casal como Jack e Grace? Ele é atraente e rico. Ela é encantadora e elegante. Ele é um hábil advogado que nunca perdeu um caso. Ela orienta de forma esmerada a casa onde vivem, e é muito dedicada à irmã com deficiência. Jack e Grace têm tudo para serem um casal feliz. Por mais que alguém resista, é impossível não se sentir atraído por eles. a paz e o conforto que a sua casa proporciona e os jantares requintados que oferecem encantam os amigos. Mas não é fácil estabelecer uma relação próxima com Grace... Ela e Jack são inseparáveis.
Para uns, o amor entre eles é verdadeiro. Outros estranham Grace. Por que razão não atende o telefone e não sai à rua sozinha? Como pode ser tão magra, sendo tão talentosa na cozinha? Por que motivo as janelas dos quartos têm grades? Será aquele um casamento perfeito, ou tudo não passará de uma perfeita mentira?
Um thriller brilhante e perturbador, profundamente arrebatador, que se tornou num autêntico fenómeno literário internacional com publicação em mais de 35 países. A não perder.

2 comentários:

  1. Este é mais um livro que me deixou bastante curiosa!! Dos referidos acima, ainda só li "O casal do lado", que infelizmente não foi muito do meu agrado. Mas estou muito empolgada em ler este e "Aqueles que merecem morrer"!!

    Beijinhos e boa semana,
    Carolina - https://leiturasdacarolina.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Agora deixaste-me com curiosidade em ler este :)

    ResponderEliminar

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!