, , , ,

Opinião Fantástica: "Winter" de Marissa Meyer

fevereiro 16, 2017 Inês Santos 5 Comments



Com Winter, voltei aos meus tempos de ler livros digitais. Não sei se foi isso ou a história de Meyer que me fez ler 800 páginas em pouco tempo, quando nos meses anteriores li um número próximo de zero! Acho que foram os dois ou uma maior percentagem mais para o lado de Winter.
Infelizmente Winter demorou imenso tempo a sair, e continua a demorar na nossa língua, por isso decidi ler em brasileiro. Penso que não perdi tanto como se tivesse lido em inglês.
À semelhança dos anteriores, este livro, apesar de gordinho, leu-se tão fácil que foi como ver um filme, o que chega para explicar o quanto eu gostei de o ler. Os outros, já lidos há algum tempo, foram sendo relembrados aos poucos, porque a minha memória já me falha. Mas há medida que as personagens foram aparecendo também os seus volumes correspondentes o fizeram.
Como sabem, este volume foi o término de tudo, mas é também a introdução da história de Winter. Esta personagem é uma personagem bastante complexa, a meu ver, pelo que me foi difícil compreendê-la e perceber se gostava dela ou não. O que já não aconteceu com o seu segurança preferido.
Marissa Meyer não poupa as suas criações e fá-las sofrer imenso, isso posso adiantar, e assim acaba por nos fazer sofrer a nós, leitores, que nos acabámos por apaixonar por todos eles. O que vale é que todas as páginas são lidas tão rápido e sofregamente que essas dores e provações passam também rápido e quando vamos a ver já estamos na última página, no nosso final.
Um ponto que notei foi que lendo os livros tão separadamente, o romance entre Cinder e o seu príncipe acabou por perder alguma daquela luz que nos faz segui-la como as moscas e por isso quando o fim chegou acho que não fiquei tão satisfeita como queria ter ficado. Mas acho que isso acontece quando um livro é bom, nunca estamos saciadas.
Os cenários continuam fantásticos, quase reais, e a autora consegue-nos de facto transportar para este mundo que criou.
A má da fita continua má, apesar de podermos conhecer uma ponta de coração gelado que afinal está mais descongelado, mas que mesmo assim não nos convence ou conquista.
As madrastas e meio-irmã de Cinder também reaparecem e têm o seu papel, algo significativo, na história, o que foi uma boa surpresa.
Em relação à outra ciborgue, a minha mente romântica ficou com a ideia que ela também iria ter direito ao seu par, mas fiquei sem perceber se de facto aquele segurança sentia alguma coisa por ela ou não. Temos que ter noção que ela não é meio humana como Cinder, mas de qualquer maneira ela foi uma presença tão forte e real como todos os outros.
Espero sinceramente que a autora nos presenteie pequenos contos do que aconteceu posteriormente, nem que seja para matar algumas saudades destes personagens tão cativantes.
Resumindo, a espera foi grande mas a recompensa também. Recomendo mil vezes.

Bestseller do The New York Times, a série Crônicas Lunares conquistou os leitores com sua releitura high-tech de contos de fadas tradicionais. Depois de Cinder, Scarlet e Cress, inspirados, respectivamente, nas histórias de Cinderela, Chapeuzinho Vermelho e Rapunzel, Marissa Meyer entrega a eles o último capítulo da série, em que reconta a história de Branca de Neve com tintas distópicas. Na trama, a princesa “Winter” vive subjugada por sua madrasta, Levana, que inveja sua beleza e não aprova os sentimentos da jovem pelo amigo de infância e belo guarda real Jacin. Mas “Winter” não é tão frágil quanto parece, e, junto com a ciborgue Cinder e seus aliados, a jovem princesa é capaz de ini¬ciar uma revolução e vencer uma guerra que já está em andamento há muito tempo. Será que Cinder, Scarlet, Cress e “Winter” podem derrotar Levana e encontrar seus finais felizes?

5 comentários:

  1. Esta é uma série que estou a pensar em adquiri-la bem baratinha! Dure o tempo que durar!
    ;)

    ResponderEliminar
  2. Sabem se Winter está para ser publicado? No segundo semestre deste ano ou assim? Queria tanto ter esta série em português!! 😭😭😭

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós também queríamos Carolina mas parece que está dificil!!

      Eliminar
  3. Sei que ainda não se sabe a data da publicação, mas há alguma certeza de que Winter vai ser publicado cá em Portugal?
    Obrigada!

    ResponderEliminar

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!