, ,

Opinião Young-Adult: "Por isso a gente acabou" de Daniel Handler

setembro 03, 2013 Mafi 0 Comments


Livro não traduzido em Portugal. Edição do Brasil

Quando este livro saiu no ano passado, a vontade de lê-lo era muita, acreditem. Logo o que me chamou a atenção foi  o conceito do livro: o fim de uma relação contado numa carta, de uma ex-namorada para um ex-namorado. 

Por Isso a Gente AcabouDepois da relação falhada, Min Green decide que o modo de  marcar a ruptura definitiva da  com Ed Slateron, é escrever o porquê de o namoro deles não ter dado certo. Para contar a sua história, Min pega numa caixa e em várias lembranças que marcaram o relacionamento deles, vários objectos pessoais que ambos conheciam e adiciona uma carta que é o texto do livro "Por isso a gente acabou".

Ao longo das 300 páginas, vamos conhecendo toda a história do casal, de como se conheceram e todas as aventuras que viveram, que ao princípio não pareciam erradas, mas que já premeditavam o fim da relação. Posso dizer que um dos trunfos do livro é explicar apenas nas últimas páginas a razão do término do namoro, pois durante todo o enredo, nada aponta para a verdadeira razão de eles terem acabado.

A narrativa não é fluída na minha opinião, simplesmente porque a escrita do autor é muito estranha. Temos várias frases de 15 linhas, que me irritaram e aborreceram, pois tinha de reler várias vezes para perceber o que o autor tinha escrito no início. 15 linhas, sem pontos finais é muito. Os diálogos mais estranhos eram, com várias falas numa só linha. Tive alguma dificuldade, por vezes em compreender, quem dizia o quê.

Gostei da Min e da personalidade dela, mas odiei o Ed, e só pensava: "eu nunca me daria ao trabalho de escrever uma carta e reunir vários objectos..simplesmente porque ele não merece este trabalho". A forma como o Ed a tratava (assim dá a entender Min, a narradora) não era das melhores, e sinceramente não achei que ele gostasse dela quanto ela gostava dele. Nunca percebi bem o que os unia, pois Min e Ed não poderiam ser mais diferentes: ela é culta, gosta de cinema, ele é o típico rapaz popular, garanhão que só pensa em desporto. Não foram personagens que me cativaram, aliás gostei muito mais de Al, melhor amigo de Min e de Joan, a irmã de Ed, do que o casal principal.

O livro tem MUITAS associações a filmes que eu nunca ouvi falar na minha vida, e nem sei se realmente existem, mas acredito que sejam fictícios. É o chamado cinema de culto, totalmente desconhecido para mim e por isso todas as referências passaram-me ao lado. 

O melhor do livro sem dúvida alguma, são as ilustrações que o acompanham e vou deixar aqui mais algumas, pois são mesmo muito bonitas e até tive pena de apenas apreciar o trabalho gráfico em ebook. Mesmo assim, nem a parte ilustrativa conseguiu salvar um livro que tinha tudo para dar certo, mas que infelizmente não me encheu as medidas.


Por isso a gente acabou trata, com a comicidade típica do autor, de uma situação difícil pela qual todos um dia irão passar: o fim de uma relação amorosa e toda a angústia, tristeza e incerteza que essa vivência pode gerar. Min Green e Ed Slarteron estudam na mesma escola e, depois de apenas algumas semanas de convívio intenso e apaixonado, acabam o namoro. Depois de sofrer muito, Min resolve, como marco da ruptura definitiva, entregar ao garoto uma caixa repleta de objetos significativos para o casal junto com uma carta falando sobre cada um desses objetos e do episódio que ele representou, sempre acrescentando, ao final, uma nova razão para o rompimento. Essa carta é o texto de Por isso a gente acabou, que é, assim, carregado de um tom informal e tragicômico - características da personagem - e traduz com um misto de simplicidade e profundidade a história de uma separação. Imerso neste universo adolescente, o leitor conhecerá a divertida personalidade de Min, uma garota apaixonada por filmes cujo sonho é ser diretora de cinema, e as idas e vindas deste romance, desde o dia em que os dois conversaram pela primeira vez até o instante em que tudo acabou. A artista Maira Kalman, autora de diversas capas da revista The New Yorker, ilustrou cada um dos objetos da narrativa, trazendo cor e descontração a esta história dolorida.

Título Original: Why we broke up
Edição: 2012 pela editora Companhia das Letras 





0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!