, , ,

Opinião Histórica: "Catharine" de Jane Austen

agosto 02, 2013 Inês Santos 1 Comments


Tal como referido na sinopse, Catharine é um romance incompleto de Jane Austen. Como fã desta escritora tão peculiar e única não pude deixar de resistir a adquirir mais esta obra, mesmo por terminar, e juntá-la às muitas outras que tenho.
CatharineSurpreendo-me sempre com o reconhecimento que esta escrita provoca em mim. Podia jurar que se me dessem várias obras, saberia apontar qual delas seria de Austen. A maneira de escrever, as palavras que escolhe para determinados momentos, as suas personagens... tudo é-lhe tão característico que nos faz sentir, desde a primeira página, confortáveis e à-vontade pois nada nos parece estranho e sim familiar.
em termos de história, esta acaba por ser uma introdução, mas que nos faz desejar que Jane tivesse continuado já que em apenas 60 páginas (de tamanho A6 ou menos) são-nos apresentadas personagens, locais e situações chave que seriam então posteriormente desenvolvidas e que contribuiriam para o desenlace deste romance tão próprio da época.
Será que Edward Stanly voltaria? Será que os sentimentos por Catharine seriam verdadeiros, ou apenas uma forma de contradizer a vontade da tia desta? O que aconteceu a Camilla?
Nenhuma destas perguntas serão respondidas, mas este aperitivo sabe muito melhor que certas obras completas, por isso a recomendação fica dada à mesma.

«Catherine tivera a infelicidade, como muitas heroínas antes de si, de perder os pais quando era muito jovem e de ser criada aos cuidados de uma tia solteirona, que, embora a amasse profundamente, zela pela sua conduta com uma seriedade tal que muitas pessoas ficavam na dúvida, e Catherine mais do que todas elas, sobre se ela a amava ou não.»
"Catherine" – um dos primeiros e incompletos romances de Jane Austen – constitui um óptimo prelúdio às excelentes obras que se seguiram – Sensibilidade e Bom Senso, Persuasão e Orgulho e Preconceito.

Catharine



Edição - Dezembro 1996
ISBN -  9781857997514




1 comentário:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!