10 de agosto de 2013

Opinião Histórica: "Aposta Indecente" de Matilda Wright


Aqui está um romance "mais ou menos".

12843009


Ele tem todos os elementos para ser considerado romance, mas como esses elementos são aproveitados e misturados é que faz toda a diferença.
Normalmente sou fã dos personagens masculinos dos romances, mas neste estive vai não vai. A desconfiança do marquês de Villeclaire em Catherine só por causa de tudo o que acontece com Blache não me convence, além disso, a "doença" de Catherine provocada pelo trauma pareceu-me tão rebuscada que aumentou ainda mais o meu cepticismo neste enlace.
Em contrapartida, achei que o final foi muito bem resolvido e gostei da personagem Isabelle, grande amiga, e pelo meio amante, do marquês em questão.
A escrita de Matilda Wright é simples, com ideias bastante óbvias, mas que nós, românticas literárias, gostamos sempre de ler e de matar saudades.
Aqui não vão encontrar nada muito elaborado, apesar das intrigas e mentiras de Blanche de Belfort e sua mãe, mas vão encontrar um rol de personagens masculinos muito interessantes, tal como os pormenores da época, apesar de em pouca quantidade, mas em concordância com tudo o resto.
A capa e a sinopse fizeram, sem dúvida, o seu trabalho. Penso que nestes aspectos a editora Livros D'Hoje ganha sempre pontos.

Paris, 1854. Um dos homens mais ricos de França, o marquês de Villeclaire tem uma vida luxuosa e despreocupada, onde não falta nada que o dinheiro e a sua posição social possam pagar. Mulheres, jogo, festas, caçadas, palácios...
Mas uma aposta faz com que os destinos de Villeclaire e Catherine Duvernois, uma jovem e misteriosa viúva, se cruzem, numa altura em que uma nuvem negra tolda os dias do belo marquês, prestes a casar, contra a sua vontade, com Blanche de Belfot.
A vida de Louis de Villeclaire desmorona-se...
Quem é Catherine Duvernois? E Blanche de Belfort? Alguém está a mentir. Mas quem? Porquê? A resposta mudará para sempre o futuro destas três personagens.
Um romance arrebatador, que se desenrola entre os sofisticados salões da aristocracia parisiense e as deslumbrantes paisagens do Vale de Loire, levando os leitores numa viagem inesquecível por cenários de sonho, durante o reinado do Imperador Napoleão III. 

Título Original - ?
Edição - 2011
ISBN - 9789722047760

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!