, , ,

Opinião Contemporânea: "Duas vidas" de Jessica Thompson

agosto 27, 2013 Mafi 1 Comments



Podem conferir a opinião da Ne, aqui

Dizer que estava ansiosa por mergulhar nesta história de amor seria mentir. Esta muito ansiosa, toda a capa, a sinopse, as opiniões prometiam um livro bastante romântico e leve e não me defraudei, simplesmente adorei "Duas vidas". Face ao título original "This is a love story" ao princípio não gostei muito do título em português mas após o avançar da leitura fui compreendendo a tradução e acho que faz todo o sentido. A narração mostra bem o porquê da escolha do título em português. Intercalando dois povs, o de Nick e Sienna, vamos acompanhando, em primeira pessoas a vida de cada um deles, os seus pensamentos, as suas emoções, as suas vidas.  Foi muito fácil criar empatia com os dois protagonistas, ambas são personagens que cativam o leitor logo nas primeiras páginas. A própria relação de amizade entre Nick e Sienna é uma personagem  que se mantêm ao longo de todo o livro mas que apenas queremos que desapareça para que venha o amor, o amor muito ansiado, esperado e correspondido mas que teima em desabrochar. 

Este amor difícil de romper uma barreira de muitos anos de companheirismo de dois adultos poderá ser um factor que leve alguns leitores ao desespero. Confesso que tive alguns ataques de ansiedade durante a leitura, queria saber mais, queria ler mais, queria ver os dois protagonistas a assumirem o seu amor mas a cada página parecia cada vez mais difícil ver este meu desejo realizado. Quando finalmente cheguei ao final, caiu em mim uma felicidade inexplicável e as lágrimas não resistiram e caíram-me pela cara abaixo. Fiquei mesmo comovida com esta história de amor, pois vi-me e revi-me imenso na Sienna e acredito que muitos casais de amigos sejam assim, teimam em dar o primeiro passo com medo de não serem correspondidos e estragar uma amizade forte. 
Falando um pouco das outras histórias que paralelamente são-nos contadas, a que mais me tocou foi a relação entre a Sienna e o pai, não só demonstra uma boa pesquisa por parte da autora, quando é-nos revelada a doença que o pai da Sienna sofre, como mostra uma ligação entre pai e filha que não costumo ver nos livros que leio. Todas as relações parentais deveriam ser assim, cheias de força e amor, nos bons ou nos maus momentos. Gostei mesmo muito deste enredo e claro que não podia falar mais umas lágrimas vertidas ao ler algumas páginas. 

Outra história que me enterneceu foi o plano do sem abrigo mas confesso que aqui, até eu, que adorei o livro achei tudo um pouco forçado, criado apenas para mostrar como a Sienna era realmente amiga de toda a gente. Acredito que haja muito boa gente assim, sempre a pensar no bem dos outros mas, enquanto no caso do pai, todo o apoio que Sienna lhe dava era compreensível, visto ser pai dela, com Pete já achei todas as acções um pouco impostas, não me pareceu tão natural. Mesmo assim não é por este pequeno detalhe que o livro deixa de ser excelente, eu adorei e recomendo. Muito. 

Quando os olhares de Sienna e Nick se cruzam, poderia ter sido amor à primeira vista... se Sienna não tivesse resistido com todas as suas forças. Se a intensidade dos olhos de Nick não a tivesse intimidado, levando-a a pensar de imediato: Estes olhos. Não. Te. Deixes. Levar. Por. Eles.
Nick é igualmente apanhado de surpresa e logo se arrepende de não ter agido a tempo. Mas o ritmo de Londres é implacável. Separados e engolidos pela multidão, sabem que a probabilidade de voltarem a encontrar-se é quase nula. Quase... Mas o impensável acontece: Sienna e Nick voltam mesmo a encontrar-se. Muitas vezes. E no ambiente menos romântico que se possa imaginar. Como esta não é uma típica história de amor, eles estão sempre perto um do outro. Mas nunca suficientemente perto. E o tempo passa e a vida continua. Esta quase podia ser a história de duas pessoas que não estão destinadas a viver o amor das suas vidas. Quase...

This is a Love Story 


Título Original - This is a Love Story
Edição - Setembro 2012
ISBN - 9789892320120




1 comentário:

  1. 5!!!!

    ai maezinha.

    Aqui está a prova de como os nossos gostos são opostos. =)

    ResponderEliminar

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!