, , ,

Opinião Contemporânea: "Deixa que te Diga" de Rosa Maria Ribeiro

julho 22, 2013 Inês Santos 0 Comments


Deixa que te Diga já me tinha sido apresentado como um livro para se ler aos poucos e manter sempre na mesinha de cabeceira. Acreditei, mas agora é que percebi porque é que alguém afirmou tal coisa.
Deixa que te Diga é um livro de pequenos textos, mas grandes histórias!
Esta frase é para mim a que melhor descreve o que encontramos nestas poucas páginas. Os textos podem não ter muitas linhas, mas dizem tanta coisa.
"Pontualidade ou falta dela", o primeiro, foi uma óptima escolha para introduzir esta obra, principalmente porque é um excelente exemplo do que acabei de afirmar. É surpreendente a volta que Rosa Maria Ribeiro dá desde o titulo até à ultima frase.
Gostei da alternância de narradores femininos e masculinos, dando-nos sempre várias perspectivas mas ao mesmo tempo deixava-nos a adivinhar qual deles seria no inicio de cada texto.
O tempo e o silêncio são presenças quase constante ao longo do livro, mas o que está mais patente são as emoções. Mais uma vez a escritora consegue transmitir com pouco tão grandes sentimentos como a saudade, o amor, a tristeza, a paixão, o desgosto, entre outros...
Adorei o texto "Espanto", porque é mesmo isto que sentimos ao longo desta pequena história; e "Um Abraço", curiosamente pela mesma razão.
A variedade de personagens podia ser maior, já que a faixa etária é quase sempre a mesma, excepto num ou outro texto em que encontramos uma personagem mais idosa.

Frase preferida:
"Da mulher fogo que fazia no seu coração fogueira", página 52.


Edição - Dezembro 2011
ISBN - 9789898455024

0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!