21 de julho de 2013

Compilações: Saga "Os Imortais"


Hummmm Damen... Pronto, lá volto eu a suspirar por mais um personagem fictício, literário, mas masculino e muito apetitoso.  mas não é este o ponto mais relevante da opinião!
A primeira coisa que quero dizer é que esta série tem muitos "quês" do Twilight: desde o amor entre uma "Bella" típica com um imortal até às muitas barreiras e obstáculos para a felicidade do casal... muitos pontos em comum, e apesar de parecer pouco, faz a diferença relevante entre uma série original, cativante e viciante a uma saga muito juvenil que arrasta os acontecimentos e que torna o final muito óbvio (espero bem que não que não vai anular tudo de bom que vou dizer a seguir).
Mas apesar das semelhanças acabei por ler um por dia e não posso afirmar que não gostei.
O trio amoroso só surge no terceiro livro o que é um ponto a favor de Alyson Nöel. Gostei da Summerland, mas mais uma vez o meu cérebro fez a ligação e comparação com o céu de Alice Sebold em Visto do Céu.
Não é uma saga viciante, talvez por culpa da personagem principal Ever Bloom. Esta apesar de ter um nome próprio muito original e que dá azo a muito humor durante os livros, tem uma personalidade muito fraca em que inclui escolhas sempre erradas, ser gozada por tudo e por nada, e apesar de ter múltiplos poderes e dons psíquicos e ter o namorado mais sexy, poderoso e inteligente, está sempre a ser chantageada e a destruir as hipóteses de um felizes para sempre. O título que me vem logo à cabeça é: falhada, apesar de sortuda.
Depois há situações como o constante encolher de ombros das personagens, que acabam por ser muito irritantes a partir do segundo livro tal é a quantidade deles, a tradução errada de grupo como "clique" (?), e os monólogos extensos inseridos nos diálogos (não consigo descrevê-los melhor) e que acabam por se repetir um pouco de livro para livro, que tornam os livros um pouco mais monótonos.
Mas nem tudo é mau e trágico, houve muita coisa que gostei, como o final do Fogo Negro - não estava nada à espera do desfecho nem do destino de Roman. Apesar de saber que ainda haviam mais dois livros publicados (fora os outros dois que faltam traduzir) e já esperando que o problema entre Ever e Damen continuasse, nunca imaginei que aquela última jogada de Ever resultasse e que Jude aparecesse e a estragasse. Foi uma surpresa muito boa que me deixou de boca aberta (literal e figurativamente) um tempo considerável.
Acho que foi final que acabou por tornar as reticências do "continua..." muito mais cativantes e misteriosas.
Gostei também da escritora colocar ao longo dos livros pequenos pormenores e informações que apesar de irrelevantes para o desenvolvimento da história, acabam por a enriquecer e evitando uma sequência de acontecimentos e conteúdo muito homogénea. São exemplo disto certas atitudes e estratégias de Direito através da personagem Sabine, literatura e misticismo através de Ava, surf através de Jude e arte através de Damen.
As capas e as sinopses são também pontos positivos e que contribuem para o "desviar de olhos" nas livrarias.
Infelizmente, todos os livros têm as suas falhas de edição, o que apesar de já ser prática comum são sempre desconfortáveis.
No geral e em jeito de conclusão, o saldo é positivo e recomendo, mas sempre com o aviso de ser mais indicado para a faixa etária mais jovem.

Sinopse Eternidade:
Depois de um terrível acidente que lhe matou a família, Ever Bloom, de dezasseis anos, consegue ver as auras das pessoas que a rodeiam, ouvir os seus pensamentos e conhecer a história da vida de qualquer pessoa através de um simples toque. Desviando-se, sempre que possível, no sentido de evitar qualquer contacto humano e de esconder esses dons, Ever é vista como uma anormal na escola secundária à qual regressa. Mas tudo muda, quando conhece Damen Auguste.
Damen é encantador, exótico e rico. E é a única pessoa que consegue silenciar o ruído e as manifestações de energia que invadem a cabeça de Ever. Ele transporta uma magia tão intensa que parece conseguir ler a alma de Ever.
À medida que Ever é arrastada para o sedutor mundo de Damen, onde abundam os segredos e os mistérios, começam a surgir-lhe mais perguntas do que respostas. Além de que não faz ideia de quem realmente é... Ou daquilo que é. Apenas sabe que se está a apaixonar desesperadamente.
Sinopse Lua Azul:
Quando Ever está a aprender tudo o que consegue sobre as suas novas capacidades como imortal, iniciada nesse mundo sombrio e sedutor pelo seu amado, algo de terrível acontece a Damen. Os poderes de Ever aumentam mas os de Damen começam a enfraquecer depois de ter sido acometido por uma doença misteriosa que lhe ameaça a memória, a identidade e a própria vida.
Desesperadamente ansiosa por salvá-lo, Ever viaja até à misteriosa dimensão conhecida por Summerland, onde descobre não apenas os segredos do passado de Damen - a história de brutalidade e de tortura que ele queria manter oculta -, como também um texto antigo que revela os mecanismos do tempo. Com uma Lua Nova iminente a enquadrar a sua única possibilidade de viajar no tempo, Ever vê-se obrigada a decidir entre fazer o relógio andar para trás e salvar a sua família do acidente em que morreram... ou ficar no momento presente e salvar Damen, que fica cada vez mais fraco a cada dia que passa...
Sinopse Fogo Negro:
Alguns segredos nunca devem ser revelados... Roman. Damen. Jude. Um é o inimigo mortal de Ever. O outro é o seu grande amor. E o terceiro pode ser a resposta para todos seus problemas. Mas Ever está encurralada de mãos atadas por segredos, magia e uma paixão incontrolável que pulsa nas suas veias. Ever é arrastada para os braços de alguém ou de algo que ameaça tudo o que lhe é mais querido. E a única coisa que a pode salvar, afastará Damen para sempre...
Sinopse Terra Sombria:
Ever e Damen caminharam juntos por incontáveis vidas passadas e lutaram contra os inimigos mais sombrios do mundo para ficarem lado a lado para sempre. Mas, quando o tão aguardado destino parece estar finalmente ao seu alcance, uma poderosa maldição abate-se sobre Damen uma maldição que poderá destruir tudo. Agora, um simples toque das suas mãos ou um suave roçar dos lábios de Ever poderá significar a morte súbita arrastando Damen para a Terra Sombria. Desesperada por quebrar a maldição e salvar Damen, Ever mergulha na magia e encontra uma ajuda inesperada, um surfista chamado Jude. Apesar de ela e Jude se terem conhecido há pouco tempo, ele parece-lhe estranhamente familiar. E mesmo que ferozmente leal a Damen, Ever sente-se atraída por Jude, um rapaz bronzeado, de olhos verdes, com poderes mágicos e um passado misterioso. Ever sempre acreditou que Damen seria a sua alma gémea e o seu verdadeiro amor e ainda acredita que seja verdade. Mas, à medida que Damen se afasta para os salvar, a ligação de Ever com Jude intensifica-se, testando o seu amor por Damen como nunca antes tinha acontecido destruir tudo. Agora, um simples toque das suas mãos ou um suave roçar dos lábios de Ever poderá significar a morte súbita  arrastando Damen para a Terra Sombria.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!

Hoje fazemos 5 aninhos!

Bem vindas e bem vindos a mais um aniversário aqui do nosso cantinho, mais doce da blogosfera. Pois é, hoje comemoramos mais um ano...