, , ,

Opinião Contemporânea: "Viver depois de ti" de Jojo Moyes

junho 21, 2013 Mafi 1 Comments


Findada a leitura do mais recente romance de Jojo Moyes, ainda são muitos os sentimentos que se encontram num turbilhão! 

Confesso que já esperava um livro emotivo e triste, pelas opiniões que tinha visto, mas no final não é tristeza que resume este livro, é muito mais do que isso.

Viver Depois de TiLou e Will são o par protagonista de "Viver depois de ti" e ambos não podiam ser mais diferentes. Will era um homem de sucesso, rico, bonito..enfim o melhor de tudo o que é bom. Adorava viver a vida ao máximo, desafiando-se sempre até ao limite. Lou, pelo contrário é uma jovem mais calma, pacata, contente com a sua vida normal, vivendo numa família disfuncional e com um namorado viciado em corridas.O despedimento de Lou, do café onde trabalhava é o início da sua amizade com Will, quando é aceite para cuidar de Will. Só que Will já não é o jovem rebelde que é nos mostrado no primeiro capítulo. Vítima de um acidente de viação, encontra-se tetraplégico e dependente de quem o ajude. 

Os primeiros tempos no novo emprego são difíceis. Will num estado de depressão bastante grave, é agressivo e sarcástico, mas Lou não-se dá por vencida e aos poucos a relação meramente profissional transforma-se numa amizade e consequentemente em amor. 

A autora a meio do livro introduz um tema polémico e que condiciona toda a trama até às últimas páginas. Sabemos qual será o fim do livro mas mantemos sempre a esperança que haja uma surpresa no fim. 

Ao início não tinha gostado muito nem do título, nem da capa desta edição portuguesa, mas após ler o livro, tudo faz sentido e logo por aí já sabemos como o livro vai terminar.

Foi uma leitura bastante profunda e reflectiva. Dos três livros que li da autora, este é o seu melhor trabalho. "Viver depois de ti" não se apresenta como uma história verídica, mas a realidade da vida de Will é palpável e nota-se a investigação que a autora fez para apresentar as informações médicas mais próximas da verdade. 

Outro ponto que gostei foram os diferentes pontos de vista das personagens secundárias. Apesar de não termos nenhum capítulo narrado por Will, é impossível não saber o que ele pensa.

Jojo Moyes tem aqui um romance maravilhoso e recomendo a todos. 




Me Before YouTítulo Original - Me before you
Edição - Maio 2013
ISBN - 978-972-0-04577-5










1 comentário:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!