, , ,

Opinião Contemporânea: "Um Dia de Verão" de Patrick Gale

maio 05, 2013 Inês Santos 0 Comments


Best-seller Internacional? Alguém me pode explicar porquê? Será que a versão original é assim tão melhor?
O primeiro aspecto que não gostei foi os titulos dos capítulos. São pouco originais, com pouco razão de ser. Mais valia terem numerado, pelo menos sempre podíamos fazer contagem decrescente até ao fim...
No geral é um livro muito simples, sem grande conteúdo ou história. Monótono é a palavra que melhor o descreve. Romântico nem por isso.
Gostei da importância e empatia que o autor deu e tem com a população deficiente e idosa, mas nem isso me captou mais a atenção.
O personagem Ben, tal como a Laura, e quase todos os outros pareceram-me bastante semelhantes, já que todos estão frustrados com a vida. Isto não demonstra qualquer originalidade ou diversidade da parte do escritor. Toda a história me pareceu um pouco lenta, com muitas descrições demasiado pormenorizadas e pouco alegres.
Um romance em que a história principal é a de um homem adulto e adultero que se separou da namorada e amor da vida dele porque uma mulher desconhecida lhe disse ao jantar para o fazer (e que ainda por cima era mãe dessa tal namorada), e, que, depois do curso terminado se casa pelo dinheiro e pela beleza exterior da mulher, não é um romance digno desse nome. O autor até podia ter transformado toda esta história em algo cheio de intrigas e dinamismo, mas ele faz exactamente o contrário, transformando tudo em algo incoerente, arrastado e sem qualquer cor.
Um Dia de Verão surge-me assim mais como uma tarde fria e chuvosa de inverno, sem qualquer empatia ou até simpatia por qualquer uma das personagens.
Patrick Gale dá também muita importância e relevo às roupas e flores, o que me fez questionar desde as primeiras páginas o tipo de público a que este se quer dirigir.
No final de tudo, o último capítulo acabou por ser o "mal menor" pois foi a parte que teve uma réstia de inesperado, mas que mesmo assim começou de forma confusa e pouco clara.

Quando a quarentona Laura Lewis se vê obrigada a abandonar uma vida independente em Paris para cuidar da mãe idosa em Winchester, parece que a sua vida amorosa se irá esfumar. Contudo, o reencontro com Ben, o grande amor de seus dias de estudante, acaba por surpreender as suas conjecturas. Ela é cautelosa - e ele é casado - mas não podem negar o que ainda existe entre eles. Serão suficientemente corajosos para dar uma segunda oportunidade à felicidade ou serão derrotados pela necessidade de fazer o que parece estar certo?

The Whole Day Through


Título Original - The Whole Day Through
Edição - 2011
ISBN - 9789722523158




0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!