,

Entrevista a Lissa Price

maio 16, 2013 Mafi 2 Comments

Textos e imagens são da autoria do blog.

O Algodão Doce para o Cérebro esteve à conversa com uma das mais recentes novidades da editorial Planeta. Aquando da vinda de Lissa Price a Portugal, a autora respondeu simpaticamente a algumas perguntas sobre o seu livro “Destinos Interrompidos”.

1 – Como se interessou pelo género distopia e ficção cientifica?
Lissa – Na altura em que comecei a escrever o “Destinos Interrompidos” baseie-me muito nas últimas leituras que tinha feito como “Os Jogos da Fome” da Suzanne Collins, “Imperfeitos” do Scott Westerfeld e “Incarceron” da Catherine Fisher. Essas foram as minhas três principais influências, embora a terceira não seja muito notória.

2  - O que mais gosto neste primeiro volume, é o facto de no último terço, ser tudo tão revelador. Desde o início que programou toda aquela rede de acontecimentos, ou a história foi-se escrevendo por si?
Lissa – Boa pergunta. À medida que ia escrevendo, as personagens iam chamando por mim e o fim resultou de um processo orgânico. As ideias foram surgindo à medida que ia avançando, nunca planeei tudo desde o início.


3 – Pode falar um pouco sobre o processo de criação de “Starters and Enders”? Começou com uma ideia de um livro único ou sempre pensou em escrever uma série?
Lissa – O primeiro livro é sempre a apresentação do conceito, da história e das personagens. Durante a escrita apercebi-me que eram muitos detalhes para pôr num só livro e que precisava de dar continuidade, havia muito mais para escrever, as personagens começaram a chamar mais a minha atenção e foi aí que decidi que seria uma série.  Ao princípio seria uma trilogia mas muitas vezes o segundo livro tende a ser o mais difícil de escrever e em conjunto com a editora decidimos que seria apenas uma duologia que faz todo o sentido porque a sociedade está dividida em dois géneros.

4 – Foi um desafio escrever uma distopia?
Não, devido às minhas influências (ver primeira resposta) senti-me adaptada para escrever uma história futurista.

5 – Sentiu alguma vez que não conseguia terminar o livro?
Lissa – Não, todo o processo foi natural e fluído.

6 – É frequente ler opiniões negativas? Acha importante para melhorar a escrita e possíveis futuros livros?
Lissa – Felizmente as opiniões de críticos especializados como o New York Times não têm sido negativas e realmente são aquelas que mais aprecio. Quanto às opiniões de bloggers tendo a não lê-las pois acho que não é a partir destas que irei melhorar como escritora, porque cada autor tem de descobrir por si mesmo os seus pontos fortes e fracos.

7 – Quais são os próximos projectos?
Lissa – Já tenho em processo um novo projecto, é mais um livro YA mas totalmente diferente desta série. Quanto à série “Starters and Enders” futuramente sairão vários contos e o segundo volume em inglês e ainda há a hipótese de escrever um novo livro deste mesmo mundo mas não relacionado com estas personagens. A duologia fecha de uma forma bastante conclusiva e se realmente escrever outro livro com esta sociedade será como um spin-off.



Acabamos por não resistir a marcar presença na apresentação do livro na FNAC do Colombo onde mais uma vez a autora demonstrou toda a sua disponibilidade para responder às perguntas dos fãs e dar autógrafos.



Claro que não nos esquecemos dos nossos seguidores e brevemente haverá um passatempo! Fiquem atentos! 


2 comentários:

  1. 6 – É frequente ler opiniões negativas? Acha importante para melhorar a escrita e possíveis futuros livros?
    Lissa – Felizmente as opiniões de críticos especializados como o New York Times não têm sido negativas e realmente são aquelas que mais aprecio. Quanto às opiniões de bloggers tendo a não lê-las pois acho que não é a partir destas que irei melhorar como escritora, porque cada autor tem de descobrir por si mesmo os seus pontos fortes e fracos.

    - Oh que querida -.-" Ou seja as minhas críticas não valem porque não trabalho para um jornal? Ainda bem que eu não estava lá!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficamos todas com poker face e sorriso amarelo loool!

      Eliminar

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!