, , ,

Opinião Histórica: "Uma casa de família" de Natasha Solomons

abril 05, 2013 Mafi 5 Comments


A ASA têm vindo a surpreender-me com a qualidade dos seus últimos livros e mais uma vez fiquei encantada com este livrinho! Eu nunca vi a série Downtown Abbey mas sem dúvida que após a leitura deste livro fiquei com curiosidade em espreitar a série.

Uma Casa de FamíliaEu sou grande fã deste tipo de livros. Já li inúmeros testemunhos (tanto verídicos como fictícios) sobre o período da Segunda Guerra Mundial e a cada livro continuo a apaixonar-me por este período Histórico.

Estamos em 1938. O nazismo ameaça invadir toda a Europa e a família Landau não tem outra solução do que fugir. Elise, sempre se viu rodeada de pequenos luxos que agora terá de servir na mansão de Tyneford.

Afastada do resto da família que tenta uma vida melhor na América. acompanhamos o dia a dia de Elise. As saudades da família, os seus sonhos e medos, enquanto tenta conseguir o máximo de notícias sobre a guerra. No meio disto tudo desfloresce um amor entre Elise e Kit. Não foi um romance que me arrebatasse e fiquei desiludida com o final mas foi uma história de amor bem bonita e teve o impacto necessário no enredo.
Apesar de a narrativa se centrar na Elise, vamos conhecendo através desta algumas personagens secundárias como Wrecham, o mordomo ou o Mister Rivers que acabaram por ser personagens bastante interessantes e importantes para toda a trama! Quanto à família Landau é nos caracterizada através de breves cartas que Elise recebe e que fazem com o que o leitor não se esqueça deles. A autora soube trabalhar bastante bem todas as personagens, claro que a mais desenvolvida é a Elise, pois acompanhamos o seu amadurecimento de uma jovem rica para uma mulher decidida e crescida. Para mim há dois pontos de viragem no crescimento de Elise: quando entra na mansão e quando apaixona-se por Kit. 

A autora também soube ambientar o leitor à beleza de Tyneford, onde nos são detalhadas as tarefas e o ambiente da casa e da relação entre os donos e os empregados. Adorei ler estes pormenores e vivenciar um pouco a atmosfera desta família inglesa!

É sem dúvida um livro que merece a atenção pela parte dos leitores, pecou um pouco pelo final apressado mas nem por isso deixo de aconselhar!


Na primavera de 1938, a ameaça nazi paira sobre a Europa. 

Em Viena, a família Landau vê desaparecer muitos dos seus amigos e teme pela sua segurança. Decidem fugir do país mas não poderão partir juntos. Elise, a filha mais nova, é enviada para Inglaterra, onde a espera um emprego como criada de uma família aristocrática. É a única forma de garantir a sua segurança. Para trás deixa uma vida privilegiada. 

Em Tyneford, ela tenta encontrar o seu lugar na rígida hierarquia da casa. É agora uma das criadas, mas nunca antes trabalhou. Tem a educação e os hábitos da classe alta, mas não pertence à aristocracia. Enquanto areia as pratas e prepara as lareiras, usa as magníficas pérolas da mãe por baixo do uniforme. Sabe que deve limitar-se a servir, mas não consegue evitar o escândalo ao dançar com Kit, o filho do dono da casa. Juntos vão desafiar as convenções da severa aristocracia inglesa numa história de amor que tocará todos os que os rodeiam. 

Em Tyneford, ela vai aprender que é possível ser mais do que uma pessoa. Viver mais do que uma vida. Amar mais do que uma vez.


The House at TynefordTítulo Original: The house at TynefordEdição: Janeiro 2013
ISBN: 9789892321561

5 comentários:

  1. Vi a série e adorei, penso que o livro deverá ser bem melhor.

    ResponderEliminar
  2. Já conhecia o livro mas só fui cuscar a sinopse por o estares a ler. Claro que o juntei logo à to-read list. E vai ver Downton Abbey!!!! Adoro-a!

    ResponderEliminar
  3. Oi,
    Indiquei uma tag para você lá no meu blog.
    http://garotaeseuslivros.blogspot.com.br/2013/04/tag.html
    Beijos :*

    ResponderEliminar
  4. O livro conta uma história passada na mesma época que a série Downton Abbey, mas não tem nada a ver com a série. O livro é cativante, mas recomendo vivamente verem a série Downton Abbey, é apaixonante e vícia!

    ResponderEliminar

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!