, ,

Opinião Contemporânea: "Eu + tu =1" de Paula Santos

abril 27, 2013 Mafi 2 Comments



Tenho-me esforçado para ler mais autores portugueses mas parece que não tenho tido muita sorte com as minhas escolhas.

Depois de ter acabado o Alma Rebelde peguei logo neste livro da Paula Santos, editado pela Alfarroba, a ver se conseguia continuar com as leituras de autores portugueses. Não ia com muitas expectativas mas a verdade é que pensei que o livro fosse melhor do que é. Paula Santos apresenta-nos um romance leve, rápido e sem grandes complicações.

Este livro se fosse um filme era daqueles que saía directamente em DVD, sem passar pelo cinema e acabava por dar a altas horas da madrugada num canal qualquer...já estão a perceber mais ou menos o tipo de livro que é não estão? Achei o livro mesmo tontinho e fraco...e é suposto ser uma comédia? Nem me ri!

Também não gostei muito de como está escrito cheio de monólogos e pensamentos da protagonista, apresentados em catadupa juntamente com diálogos e descrições...uma grande confusão que não apela nada à leitura!

É um livro bastante simples e muito pouco complexo que me deixou completamente indiferente tanto ao enredo quanto às personagens. A verdade é que não senti qualquer empatia pela Maria, achei-a até um pouco tonta e com atitudes infantis para a sua idade adulta. Quanto ao Nuno, gostei mais dele mas mesmo assim apresenta-se muito estereotipado.

Como o livro é bastante pequeno (170 páginas) a história acaba por não prender e na minha opinião o livro carece de desenvolvimento e precisava de mais umas boas cem páginas.

Foi uma leitura que não me satisfez de todo mas mesmo assim deu para passar o tempo. Leva apenas duas estrelas porque gostei do design e até tinha potencial para ser um livro engraçado! 
O "eu+tu=1"é uma comédia romântica, que pelo meio aborda vários temas atuais da nossa sociedade, tais como a preocupação excessiva com a aparência, a “mania” de imitar os famosos, os problemas familiares e como muitas vezes se escolhe fugir deles, ao invés de enfrentá-los e a maneira, nem sempre correta, como frequentemente a comunicação social retrata a vida das pessoas.
Este livro conta-nos a história de Maria, maquilhadora num estúdio de televisão, que leva uma vida perfeitamente normal e está a recuperar de um desgosto amoroso, quando conhece um ator português internacionalmente famoso (e não, não é o Joaquim de Almeida!) e as suas aventuras e desventuras para lutarem pelo seu amor.
O que esse ator não sabe é que Maria tem um segredo na sua vida, que só a sua melhor amiga conhece e que a impede de ser feliz.
Pelo meio, vê-se envolvida em mentiras, desilusões, embaraços, alegrias e muitas mais situações, que vão levar o leitor a não querer pousar o livro antes de chegar à última página!

Edição: Novembro 2011
ISBN: 9789898455






2 comentários:

  1. "Tenho-me esforçado para ler mais autores portugueses mas parece que não tenho tido muita sorte com as minhas escolhas.
    Depois de ter acabado o Alma Rebelde peguei logo neste livro..."

    Ooh... se eu não tivesse lido a tua opinião do Alma, agora tinha ficado triste. :(

    ResponderEliminar
  2. Nós lemo-lo numa altura em que estavamos mesmo a precisar de uma leitura leve e divertida... :) e isso por vezes faz diferença

    ResponderEliminar

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!