, , ,

Opinião Sobrenatural: "O Livro de Feitiços de Deliverance Dane" de Katherine Howe

março 07, 2013 Inês Santos 0 Comments


Em O Livro de Feitiços de Deliverance Dane, Connie Goodwin é uma estudante universitária que se prepara para mais uma etapa da sua vida, o Mestrado! Como uma das melhores alunas nunca teve dificuldades, mas agora com um orientador bastante exigente e com uma personalidade difícil, Connie vai ter que provar o seu valor. É aí que surge uma oportunidade dada pela sua mãe hippie! Connie vai ter que tratar da venda da casa da avó, e é quando vai viver para lá que encontra uma velha bíblia, da qual cai uma chave com o nome de Deliverance Dane.

O Livro de Feitiços de Deliverance DaneCom uma escrita rica em descrições e comparações, com algumas repetições pontuais, e grande eloquência, Katherine Howe descreve uma aventura com teor religioso e histórico, mais centrada nas bruxas de Salem, onde vai alternando cenas passadas no último século e no século XVII. Esta temática, foi sem dúvida um ponto positivo, mas na minha opinião foi subaproveitada, já que apesar de muitos dos capítulos serem centrados na própria Deliverance e sua prole, o tema das bruxas e das suas curas surgiram muito pouco, focando-se mais, não erradamente, na condenação destas.

Na minha opinião, as descrições estão um pouco cansativas, demasiado longas e pormenorizadas, contrastando com diálogos escassos ou pesados. Expressões como "tiazinha" e "avozinha" também contribuíram para os pontos negativos, já que a personagem já é considerada adulta e ao referir-se assim às familiares desta forma quebrou um pouco a imagem que tinha dela de aluna brilhante e séria. Outro aspecto que não gostei, foi o facto de Katherine colocar a personagem a "visualizar" cenas do passado - o que contribuiu para um efeito "cinematográfico" e quebrou o realismo das cenas.

O surgimento de uma personagem masculina, que adicionou um factor romântico, melhorou bastante a evolução do livro, principalmente quando percebemos a ligação e as pistas deixadas ao longo da história. O fim é sem dúvida revelador.

Um romance cativante, maravilhosamente escrito, que se passa entre o nosso tempo e um dos mais fascinantes e conturbados períodos da história da América - os julgamentos das bruxas de Salem. Connie Goodwin, uma brilhante aluna de História na Universidade de Harvard vê-se obrigada a passar o Verão a pesquisar para a sua tese de doutoramento. Mas quando a mãe lhe pede para tratar da venda da casa abandonada da avó, perto de Salem, não tem como recusar. À medida que é arrastada de forma cada vez mais profunda para os mistérios da casa da família, Connie descobre uma chave antiga dentro de uma Bíblia do século xvii. A chave contém um fragmento de pergaminho amarelecido com um nome escrito: Deliverance Dane. Esta descoberta lança Connie numa demanda: descobrir quem foi essa mulher e conseguir desenterrar um raro artefacto de poder singular: um Livro de Feitiços, cujas páginas encerram um repositório secreto de sabedoria perdida. Quando as peças da pungente história de Deliverance começam a encaixar-se, Connie é assombrada por visões dos distantes julgamentos de bruxas e começa a temer que esteja mais ligada ao passado obscuro de Salem do que alguma vez pudera imaginar. Escrito com espantosa convicção, O Livro de Feitiços de Deliverance Dane viaja continuamente entre os julgamentos de bruxas nos anos de 1690 e a história de mistério, intriga e revelação de uma mulher moderna.

The Physick Book of Deliverance DaneTítulo Original - The Physick Book of Deliverance Dane
Edição - Maio 2010
ISBN - 9789896570781


0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!