, , ,

Opinião Histórica: "Orgulho e Preconceito" de Jane Austen

março 10, 2013 Inês Santos 1 Comments


Uma leitura diferente sem duvida.

Orgulho e Preconceito retrata uma família rural e numerosa do século XIX. Através das muitas relações e personagens, Jane Austen trás-nos romantismo, ironia, sarcasmo e muita moral nas entre-linhas desta obra. De maneira subtil, vai retratando diferentes personalidades, modos de vida e pensamentos.

Acho impressionante como Jane nos vai envolvendo e alternando as ideias e descobertas, de tão complexo é o desenlace da historia e das ligações entre as irmãs Bennett e respectivos familiares e amigos.

O vocabulário cuidado e eloquente tão próprio daquela época, torna a história muito mais romântica e cheia de "floreados", o que não significa obrigatoriamente que seja mais aborrecida ou pouco dinâmica.

A imagem dos coches e dos vestidos, a importância das boas maneiras já obsoletas nos nossos dias, transportam-nos para um local imaginário, mas ao mesmo tempo real, levando-nos a admirar as conversas de circunstancia e os jantares para as "boas famílias".

Considerei Orgulho e Preconceito muito superior ao outro livro da autora Persuasão, já que o primeiro tem muito mais acção e é mais rico em relação às histórias secundárias. Este último ponto contribuiu para o único aspecto negativo que encontrei: o "desvio" feito pela autora para as histórias secundárias demasiadas vezes, havendo grandes intervalos entre cenas do par Lizzy e Sr. Darcy.

Elizabeth Bennet, uma das cinco filhas de uma família da classe média rural, conhece Fitzwilliam Darcy, membro da alta sociedade mas de um orgulho desmesurado. As tensões aparecem rapidamente, alternando sensivelmente o idílico e pacífico mundo rural inglês, que se revela como uma sociedade rígida, em que abundam os preconceitos e na qual nem tudo é aquilo que parece. Neste romance de formação, os protagonistas devem madurar e aprender dos seus erros para poderem encarar o futuro, separando o orgulho da classe de Darcy e os preconceitos de Elizabeth.

Título Original - Pride and Prejudice
Edição - 2008
ISBN - 9788461205950

1 comentário:

  1. Me gusta vuestro blog. Espero que no os importe que escriba en español. Entiendo el portugués, más o menos, pero no lo hablo.
    Respecto a Orgullo y Prejuicio, es una de mis novelas favoritas. Sí, es más entretenida que Persuasión. Se lo recomiendo a todo lector romántico.

    ResponderEliminar

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!