, , ,

Opinião Histórica: "A Mulher que Amou o Faraó" de Helena Trindade Lopes

fevereiro 08, 2013 Inês Santos 0 Comments


A Mulher Que Amou o Faraó foi o primeiro livro que li com esta temática. Podemos somar um ponto pelo facto da autora ser portuguesa. 
 
No geral, gostei bastante. É uma obra bastante simples e que se lê muito bem e rápido, com passagens que nos prendem mais que outras, mas quando passamos pelas menos estimulantes, lemo-las ainda mais rápido para chegar às próximas. No meu caso, as partes porque mais ansiava eram as do passado, os flashbacks, a vida da avó.

Gostei também da relação avó-neta, mas achei que a ausência da filha/mãe ficou muito vaga, e não existe grande explicação ou memória que nos faça sentir que ali não há um lapso de tempo ou até de informação. Gostei das relações de Ísis e do futuro delas.
Aconselho, portanto, a leitura deste livro.



 
Quando Ísis, a velha cantora de Amon, abriu a porta da sua memória à neta Tity, estava longe de imaginar que iria entrar numa emocionante viagem ao encontro de si própria e da história recente do país dos faraós, o Egipto… Amenhotep IV, no ano cinco do seu reinado, decide abandonar Waset, terminar com o culto tradicional e fundar uma nova capital numa zona inóspita e desgastada pelos ventos, na margem leste do rio Nilo. Deu-lhe o nome de Akhetaton. O lugar da primeira vez. Era nesta nova cidade que sonhava escrever uma nova página da História do Egipto. Junto da sua mulher, a tão encantadora quanto perigosa Nefertiti, cuja beleza enfeitiçava os homens, e com o apoio do seu ajudante de campo, o confidente e fiel amigo Ahmés. Mas a intriga, a desconfiança e a traição instalam-se e o sonho cedo cai por terra, graças àqueles que lhe são mais próximos. Só uma pessoa permanece ao seu lado, a jovem Ísis, a cantora de voz doce, que tudo faz em nome de um grande amor. E cuja história de paixão e coragem é digna de ser contada durante muitas e muitas gerações.

Título Original - A Mulher que Amou o Faraó
Edição - 2011
ISBN - 9789896263119

0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!