, ,

Opinião Histórica: "Água aos elefantes" de Sara Gruen

janeiro 28, 2013 Mafi 0 Comments



Editado pela falida Difel e esgotado em todo o lado, depois de ouvir tantas críticas positivas e com a chegada da adaptação em filme, a única opção que me restava para ler este livro era ir buscá-lo à biblioteca. Felizmente o único exemplar disponível na rede de bibliotecas de Lisboa estava disponível e foi com grande ansiedade que comecei a ler este romance de estreia de Sara Gruen. 

Água aos ElefantesEu não sou grande apreciadora, de circo, aliás não gosto mesmo nada do circo, não acho piada e custa-me ver ali os animais,fora do seu habitat natural, mas gostei muito do livro, mostra como se vivia no circo, naquela época. Ao contrário de hoje em dia, os circos eram transportados em comboios  actualmente é em camiões gigantes. o que parece que não mudou foi os maus tratos aos animais que ainda hoje continuam a acontecer em vários circos e infelizmente este livro acaba por ser bastante contemporâneo aos dias de hoje.

Passando ao que achei do livro, só posso dizer que está mais que recomendado. Nele acompanhamos a vida de um jovem veterinário, Jacob que depois da morte dos pais, vê a sua vida sem qualquer rumo, entrando assim no mundo circense sem qualquer experiência. Aí trabalha como veterinário e apaixona-se por Marlena,  a mulher do chefe do circo, August que tenta gerir o seu circo durante a Grande Depressão. O livro para além de retrar bem o  o ambiente de magia e de espectáculo vivido num circo, mas também, a luta pela sobrevivência, as dificuldades dos itinerantes e a forma como eram tratados os animais, relata também uma bela história de amor proibida entre jovem tratador de elefantes e a estrela da companhia,a Marlena. que acaba por ter um final feliz. Sara Gruen tem o dom da escrita e criou um enredo harmonioso e mágico, como um verdadeiro circo.

Como disse, infelizmente o livro encontra-se esgotado em todo o lado e sendo a ASA a nova casa editorial da autora, só me resta aguardar por uma nova edição! Da autora tenho ainda  "A Casa dos Primatas" que terá opinião brevemente. 


«Senhoras e senhores, meninos e meninas, o espectáculo vai começar!»

Apesar de não falar delas, as recordações ainda habitam a mente do velho Jacob Jankowski. Recordações dele próprio quando jovem, lançado pelo destino para um comboio vacilante que hospedava o Benzini Brothers, o Maior Espectáculo da Terra.

Estava-se nos primeiros anos da Grande Depressão e para Jacob, agora com noventa anos, o mundo do circo relembra-lhe simultaneamente a sua salvação, mas também um inferno real. Na altura, ele era um veterinário recém-licenciado, que foi encarregado de tratar de Rosie, a coqueluche do circo, um aparentemente indomável elefante-fêmea que era a grande esperança deste circo de terceira categoria. Foi aí que Jacob conheceu Marlena, a bela estrela do número equestre, casada com August, o carismático, mas malvado, treinador de animais. O laço nascido no seio deste trio improvável era um laço de amor e de confiança e, em última instância, a sua única esperança de sobrevivência.

Surpreendente, tocante e divertido, Água aos Elefantes é um daqueles raros romances com uma história tão cativante que o leitor fica relutante em pousá-lo; com personagens de tal forma aliciantes que continuam a viver muito depois da última página ter sido virada; com um mundo construído com prodígio, um mundo tão real que o leitor começa a respirar o seu ar.

Water for ElephantsTítulo Original: Water for Elephants
Edição: 2008
ISBN: 9722908790


0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!