, , ,

Opinião Contemporânea: "Uma Luz na Escuridão" de Catherine Anderson

janeiro 31, 2013 Inês Santos 0 Comments


Depois de ler o Olhos Brilhantes também desta autora e de descobrir que havia uma ordem de leitura não descansei enquanto não arranjei o primeiro livro da saga Kendrick/Coulter/Harrigan dando inicio a uma maratona de leitura dos livros de Catherine Anderson.
Pelas opiniões que li, Uma Luz na Escuridão é um dos mais fraquinhos de toda a saga, e a minha opinião, ainda sem grande material para comparação, deverá concordar.
Achei este romance demasiado romântico mas com um grande potencial, visto que a autora escolheu bastante bem a temática, os cenários e, principalmente, o passado das personagens. O que acaba por diminuir o entusiasmo da leitura é o excesso de diálogo mais meloso e a repetição das mesmas palavras ou expressões nestes. Também não ajuda o facto do tradutor ter escolhido traduzir o "you" por você, criando assim uma distância maior entre o casal.
Achei Maggie uma personagem feminina que a autora tentou descrever como sendo corajosa e forte mas toda aquela hesitação em relação a Rafe torna Maggie demasiado indecisa e influenciada pelo passado. Esta minha opinião manteve-se ao longo do livro, só se alterando quando eles se abrigam na floresta. Aí sim, consegui distinguir a química e o amor entre eles, o que não aconteceu em nenhuma página anterior.
A fixação dela pela poupança do dinheiro e o facto de ele ferver em pouca água poderiam ter sido elementos naturais das personalidades deles, mas devido à repetição que referi anteriormente, estes pequenos traços são aumentados exponencialmente o que transforma um romance de grande potencial numa novela mexicana demasiado dramática.
Gostei de Ryan, tal como dos pais de Rafe, gostei da história base de "sapo vira príncipe" e gostei bastante do ambiente florestal.
O final foi bastante activo - um ponto positivo para um desenlace cheio de pormenores e de emoções.
No epílogo, com um ambiente tão romântico o tradutor vai por a palavra "rata" no meio! Má escolha de palavras para além de troca dos nomes dos dois irmão.Este final representa assim todo o livro: um bom romance, mas que acaba por ficar "estragado" com a escolha de palavras do tradutor.

Citação Preferida: 
"Sabes o que ele me disse imediatamente antes de partirem da Florida? Que o sexo era tão bom que tinha medo de morrer na cama." página 323

A opinião do volume seguinte, Amor à Primeira Vista, aqui.

No intuito de por a salvo a sua vida e a do seu bebé, das mãos de um padrasto violento Maggie Stanley, arrisca tudo numa fuga desesperada passando de um perigo para outro ainda maior. Desde a trágica morte da mulher e dos filhos, Rafe tornou-se num pobre vagabundo que lentamente afoga as suas mágoas no álcool. Assim que conhece Maggie, Rafe pressente que vão envolver-se em problemas. E quando Maggie é subitamente atacada por um grupo de vagabundos, Rafe, por compaixão, decide salvar a jovem mãe e o seu filho. Maggie está simultaneamente grata e preocupada com o seu novo protector. Na extrema solidão, na fase mais sombria que jamais viveu, a compaixão de um desconhecido, muito atraente mas pobre como ela, surge como uma luz na escuridão e proporciona-lhe o conforto e o carinho que sempre desejou e nunca teve. Rafe é bem mais do que aquilo que parece. É um homem enigmático e secreto, que poderia dar a Maggie o céu e a terra, não fora a circunstância de ter jurado a si próprio viver sozinho o resto da sua vida.Para sua surpresa, também Rafe descobre que pela primeira vez, desde há muito tempo, alguém necessita da sua ajuda e está determinado em não os desapontar. É que às vezes o amor surge sem aviso prévio e transforma o mundo mais frio e desapiedado num verdadeiro paraíso. E um homem a quem quase tudo foi roubado, uma mulher que perdeu até mesmo a capacidade de sonhar, e a criança desprotegida que de ambos necessita, podem tornar-se a mais improvável e a mais fabulosa das criações: uma família.

Baby Love (Kendrick/Coulter/Harrigan, #1) 


Título Original - Baby Love
Edição - Fevereiro 2008
ISBN - 9789725685938




0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!