Primeiras Impressões: "A Senhora da Tapada" por Ne

dezembro 29, 2012 Inês Santos 1 Comments


No dia 27 deste mês chegou-me este livrinho a casa, com um remetente meio desconhecido. Finalmente lá descobri nos meus apontamentos que tinha participado num passatempo do blog Close Up!

Já há muito tempo que não me calhava nada por isso foi com grande alegria que o recebi.

O Título e a Capa:

O título algo completo, Crónicas do Avô Chico - A Senhora da Tapada, não me diz grande coisa. Quando o li pela primeira vez imaginei logo histórias juvenis. Mas se juntarmos o título com a capa penso que o conjunto nos acrescenta algo, visto que funcionam bastante bem.
Apesar de parecer uma tela, a capa está bastante apelativa, talvez pela pose da modelo e aquele degradê azul do lado direito que dá a todo o cenário um aspecto mais misterioso e até dramático.

A Sinopse:

Ao contrário da capa não gostei da sinopse. Ele está inserida num quadrado branco meio transparente, com letras vermelhas que destoam completamente do resto.
O pequeno texto é de Ana Paula Gil que nos dá uma pequena explicação do que vamos encontrar na obra.

O Autor:

Foi mais pelas origens do autor que eu participei no passatempo do que propriamente pelo livro.
Vila Viçosa diz-me muito e Pedro Jardim, apesar de não ter origens lá - como eu, foi para lá viver e lá continua, digo eu.

A Paginação:

O tamanho de letra é um pouco mais do que o habitual, mas sem exageros. Penso que tanto esta como a grossura da página são o habitual nos livros editados pela Chiado Editora, por isso não há grande surpresa.
Pelo meio, podemos encontrar pequenos esboços. Gostei particularmente do desenho da Tapada de Vila Viçosa, que nos dá assim mais uma pista para o título e conteúdo do livro.

Dúvidas/Expectativas:

Confesso que até estou curiosa com o que Pedro Jardim nos conta neste livro, mas o facto de serem crónicas auto-biográficas deixa-me com um pé atrás. De qualquer forma, acredito que a leitura deste livro vai valer a pena, não só por reportar às minhas origens como por ser um de um português sobre o Alentejo.

1 comentário:

  1. Olá,
    Espero que goste do conteudo, tenho a certeza que sim.
    Deixo-lhe um forte abraço,
    o autor Pedro Jardim

    ResponderEliminar

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!